A definição de arte é uma construção cultural
variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa
mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também
é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou
não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que
a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas
podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como
tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou
possuíam sequer um termo para designar arte.
Numa visão muito simplificada, arte está ligada
principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
- a manifestação de alguma habilidade especial;
- a criação artificial de algo pelo homem;
- o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
- a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
- a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
- a expressão da realidade interior do criador;
- a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
- a noção de valor e importância;
- a excitação da imaginação e a fantasia;
- a indução ou comunicação de uma experiência-pico;
- coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
- coisas que deem uma resposta a um dado problema.
Nas discussões
coletivas com os professores da rede estadual de ensino durante a
elaboração das Diretrizes Curriculares da disciplina de Arte do
Paraná, definiu-se que os conteúdos estruturantes da disciplina
são:
• elementos
formais;
• composição;
• movimentos e
períodos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/.../arte.pdf
Pesquisado em 07/11/2012 Por: Carina Chimada 3ºX
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/.../arte.pdf
Pesquisado em 07/11/2012 Por: Carina Chimada 3ºX
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