quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ampliando o conhecimento sobre a disciplina de Arte


A definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.
Numa visão muito simplificada, arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:



  • a manifestação de alguma habilidade especial;
  • a criação artificial de algo pelo homem;
  • o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
  • a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
  • a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
  • a expressão da realidade interior do criador;
  • a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
  • a noção de valor e importância;
  • a excitação da imaginação e a fantasia;
  • a indução ou comunicação de uma experiência-pico;
  • coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
  • coisas que deem uma resposta a um dado problema.
Nas discussões coletivas com os professores da rede estadual de ensino durante a elaboração das Diretrizes Curriculares da disciplina de Arte do Paraná, definiu-se que os conteúdos estruturantes da disciplina são:
• elementos formais;
• composição;
• movimentos e períodos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte 
        www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/.../arte.pdf

Pesquisado em 07/11/2012     Por: Carina Chimada 3ºX

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